top of page
  • Foto do escritoribrthe

Vivendo com propósito

Por Ivonaldo Lopes

 

Chega ao fim a série uma vida com propósito, creio que aqueles que não conheciam o livro escrito pelo pastor Rick Warren que leva o referido tema, em que baseamos as mensagens, devem ter sidos tocados pela preciosidade e profundidade do teor desse livro.

Muitas pessoas têm testemunhado sobre a forma como foram impactadas, e de como tiveram suas vidas transformadas pelas mensagens. Outros que estavam acomodados, levando uma vida cristã sem nenhuma expressão, viram as mensagens como um alerta, um despertar para uma nova postura perante seu papel como servo de Deus.

Diante de tudo o que aprendemos ou relembramos na série, o que fica agora é a necessidade de darmos continuidade ao que Deus começou em nossas vidas, agora é o momento de colocar em prática, de permitir que a mensagem venha causar as mudanças necessárias para que de fato a minha vida possa ter um verdadeiro propósito estabelecido por Deus.

O rei Davi, que foi um personagem muito importante no contexto bíblico é lembrado por todos nós como um homem que apesar de suas falhas, conseguiu servir aos propósitos de Deus, como nos lembra Paulo: “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu...” Atos 13:36. O desejo de Deus é que assim como Davi cumpriu com seus propósitos, venhamos nós também atingir esse mesmo objetivo, e para isso acontecer precisamos sempre lembrar desses propósitos, e nos comprometer a segui-los em nossa caminhada até a eternidade. Devemos sempre fazer as cinco perguntas que definem esses propósitos.

O que será o centro da minha vida? Essa questão envolve a adoração. Para quem você irá viver? Em torno do que você construirá a sua vida? Sua vida gira em torno, de sua família, de seu trabalho, de seus estudos, de sua diversão etc. Todas essas coisas são boas, mais elas não devem ocupar o centro de nossas vidas. Precisamos colocar no centro algo inabalável. Paulo orava: para que Cristo habite em seus corações mediante a fé” Efésios 3:17.

Qual será o caráter da minha vida? Essa questão envolve o discipulado. Que tipo de pessoa você será? Deus está muito mais interessado em quem você é, do que no que você faz. Nós vamos levar para a eternidade o nosso caráter e não a nossa carreira. “Por isso mesmo, empenhem-se para acrescentar à sua fé a virtude; à virtude o conhecimento; ao conhecimento o domínio próprio; ao domínio próprio a perseverança; à perseverança a piedade; à piedade a fraternidade; e à fraternidade o amor" 2 Pedro 1:5-7.

Qual será a contribuição de minha vida? Essa é a questão que envolve o serviço. Qual será o seu ministério no corpo de Cristo? Paulo fala sobre a importância em cumprir com um ministério no corpo de Cristo. “O serviço ministerial que vocês estão realizando não está apenas suprindo as necessidades do povo de Deus, mas também transbordando em muitas expressões de gratidão a Deus” 2 Coríntios 9:12.

Qual será a mensagem de minha vida? Essa é a questão que envolve nossa missão junto aos incrédulos? Essa mensagem começa por nosso testemunho. Antes de saber quem é Jesus, as pessoas querem saber se Jesus está presente em nós. Antes de conhecerem o evangelho, as pessoas querem ver o evangelho em nós. Acima de tudo, vivam de modo digno do evangelho de Cristo...” Filipenses 1:27.

Qual será a comunidade de minha vida? Essa é a questão relacionada à comunhão. Onde você irá praticar com outros irmãos os mandamentos recíprocos? A igreja é a família de Deus, e a igreja local é o meu núcleo de relacionamento. Assim como Cristo Amou a igreja e deu a vida por ela, eu preciso também amá-la e me sacrificar por ela.

O que cabe a nós agora, são as respostas práticas que precisamos dar a tudo isso que aprendemos, pois eu preciso me comprometer com esses propósitos de forma prática, e essa questão do compromisso é muito importante, se torna uma marca de nossas escolhas na vida. Na bíblia vemos muitos homens de Deus, que eram guiados fortemente por seus compromissos.

Josué se comprometeu a servir ao senhor – “Eu e a minha família serviremos ao Senhor". Josué 24:15

Rute se compromete a cuidar de sua sogra – “Aonde fores irei, onde ficares ficarei! O teu povo será o meu povo e o teu Deus será o meu Deus”! Rute 1:16

Daniel se compromete a não se contaminar – “...Daniel, contudo, decidiu não se tornar impuro com a comida e com o vinho do rei” Daniel 1:8

Jesus se comprometeu a dar a vida por nós - E, sendo encontrado em forma humana, humilhou-se a si mesmo e foi obediente até à morte, e morte de cruz! Filipenses 2:8.

Que possamos de fato nos comprometer a ter uma vida com propósito, não apenas a ter, mas a vivenciá-los a cada dia.


Fazer Download em PDF:

GUIA-VIDA-COM-PROPOSITO-12
.pdf
Download PDF • 202KB


807 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page