top of page
  • Foto do escritoribrthe

Os dons do Espírito Santo

Por Ivonaldo Lopes

 

Temos visto que o Espírito Santo nosso consolador tem um papel muito importante em nossas vidas. Temos aprendido que Ele possui um ministério próprio, e que esse ministério envolve convencer o pecador, regenerá-lo e manifestar o seu poder para servirmos de suas testemunhas.

Uma outra importante característica do Espírito Santo em nossas vidas é a capacitação, Ele tem concedido à sua igreja habilidades especiais conhecidas como dons do Espírito ou como diz no original grego, dons da Graça.

Um dos textos mais importantes da Bíblia que trata especificamente desse assunto está registrado em I Cor 12. Nessa passagem vemos Paulo discorrer sobre a importância do Espírito na distribuição desses dons, “Todas essas coisas, porém, são realizadas pelo mesmo e único Espírito, e ele as distribui individualmente, a cada um, conforme quer”. 1 Coríntios 12:11.

Ainda existem muitas dúvidas, e até mesmo falta de conhecimento a respeito dos dons espirituais, como acontecia na igreja de coríntios, “Irmãos, quanto aos dons espirituais, não quero que vocês sejam ignorantes”. 1 Coríntios 12:1.

A falta de conhecimento sobre os dons, estava causando rupturas em uma igreja que já sofria com sérios problemas em sua unidade, pois alguns de forma pretenciosa se utilizavam de dons para se sobrepor aos demais, isso causava ciúmes, contendas e divisões no corpo de Cristo. Paulo vai tratar sobre esse assunto mostrando as regras e normas de como os dons devem ser utilizados no corpo de Cristo.

1°) Os dons Espirituais são demonstrações da soberana graça de Deus aos crentes.

O Dom é um atributo especial dado pelo Espírito Santo aos cristãos pela sua graça e ele não é uma habilidade meramente humana, mas uma dádiva ou presente divino dado aos crentes. “Toda boa dádiva e todo dom perfeito vêm do alto, descendo do Pai das luzes, que não muda como sombras inconstantes”. Tiago 1:17.

O dom não é algo que se aprende em um curso, ou que se compra em um determinado lugar, ele possui um elemento divino e sobrenatural, ele está presente em todo aquele que foi nascido do Espírito. Talvez você ainda não o conhece, mas ele está em você, a Bíblia diz que você precisa despertá-lo. “Por este motivo, te lembro que despertes o dom de Deus, que existe em ti...”2 Timóteo 1:6.

2°) Os dons Espirituais são distribuídos pelo Espírito Santo.

Os dons são manifestos mediante a soberana vontade do Espírito Santo, não é algo que eu busco ter de todo jeito, por que eu acho mais interessante, ou mais importante, sua distribuição não pode ser desordenada ou desequilibrada.

Para se ter uma ideia a bíblia relaciona 19 dons diferentes, e na concepção de Paulo todos são importantes, pois são comparados a partes de um corpo composto de vários membros, “Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito”. 1 Coríntios 12:13.

Para o corpo existir de forma saudável, cada parte deve desempenhar a sua função específica pois o objetivo dos dons visa acima de tudo a sua unidade.

3°) Os dons espirituais pertencem ao corpo para sua própria edificação.

Os dons espirituais não são distribuídos individualmente para finalidades próprias, eles pertencem à Igreja para sua edificação. “Assim acontece com vocês. Visto que estão ansiosos por terem dons espirituais, procurem crescer naqueles que trazem a edificação para a igreja”. 1 Coríntios 14:12.

Essa edificação envolve: Encorajar e capacitar outros Crentes. “Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros! I Pe 4:10, e Evangelizar o perdido, “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra". Atos 1:8.

Os dons por mais que causem um efeito em nossa experiência pessoal com o Espírito Santo devem ser usados para a edificação do corpo de Cristo.

4°) Os dons espirituais precisam se sujeitar ao amor.

“Entretanto, busquem com dedicação os melhores dons. Passo agora a mostrar-lhes um caminho ainda mais excelente”. 1 Coríntios 12:31. Paulo encerra sua fala sobre os dons, apresentando um caminho que ele chama de “mais excelente” algo que está acima de qualquer dom espiritual que é o amor. Eu posso buscar com dedicação os melhores dons, porém se eu não tiver amor, eles não terão nenhuma importância.

“...mas não tiver amor, nada disso me valerá”. 1 Coríntios 13:3


Perguntas para refletir:


1. O que você tem feito para despertar o dom espiritual que há em você?

2. Para qual propósito você tem utilizado seu dom Espiritual?

3. Qual tem sido sua maior motivação no uso de seus dons Espirituais?


Fazer Download em PDF:

GUIA-005-O-DONS-DO-ESPIRITO-SANTO
.pdf
Download PDF • 348KB

426 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page