• ibrthe

O fruto do Espírito

Por Erivan Pedro

Em seu ministério, Jesus falou muito sobre fruto. Ele falou ilustrando ou sendo direto. Jesus clamava pela transformação que Ele sabia ser possível na vida dos seus seguidores. Essa transformação, esses frutos, tornariam possível o relacionamento entre o pecador e Deus. (Mateus 7:17-20, João 15:1-5)

Nos comentários finais de Jesus na vinha, Ele diz que o segredo da vida abundante é permanecer nEle. Jesus é a videira. Jesus é o tronco onde o galho precisa buscar sua seiva para frutificar. O propósito de Deus não é que você faça mais por Ele, mas que você escolha estar mais com Ele. Permanecer significa ligar-se intimamente. Permanecer significa mais de Jesus em sua vida, mais dEle em suas atividades, seus pensamentos e desejos.

Em João 14:17, Jesus faz a promessa aos seus discípulos de enviar o Espírito da Verdade que os guiaria em novidade de vida e se encarregaria de mantê-los ligados à Videira que é Cristo. De fato, Ele veio e agora promove as mudanças e gera em nós o Seu Fruto. Como se dá isso?

No texto de Gálatas 5:13-26, o apóstolo Paulo explica às Igrejas da Galácia que não há leis que bastem para mudar a natureza essencialmente pecaminosa do ser humano. O que faz toda diferença não é a lei exterior, mas sim o amor interior. Precisamos de outro poder dentro de nós, e esse poder vem do Espírito Santo de Deus. O texto de Paulo é para instruir a Igreja quanto à prática do amor fraternal, pois era algo que parecia lhes faltar naquele contexto, e só quem poderia produzir esse amor nas pessoas era o Espírito Santo.

O Espírito Santo nos capacita a vencer a carne.

Quando o Espírito Santo controla o corpo, andamos no Espírito; mas quando entregamos o corpo ao controle da carne, andamos segundo os desejos ("concupiscências") da carne e não temos parte no Reino de Deus. O Espírito e a carne têm desejos diferentes, e é isso o que gera os conflitos. Mas o cristão não é capaz de vencer a carne simplesmente pela força de vontade: "Os dois são inimigos, e por isso vocês não podem fazer o que vocês querem" (Gl 5:17). Então, como o cristão lida com a velha natureza, uma vez que ela é capaz de produzir tais coisas horríveis?

A resposta está no fruto do Espírito que é produzido em nós. Através desse fruto, o Espírito Santo nos capacita a vencer a carne, que é a nossa natureza pecaminosa.

Uma das principais características do Espírito Santo é repartir conosco a santidade de Deus, a fim de termos um caráter semelhante ao de Jesus. Devemos então, considerar que o propósito de Deus é que o crente dê liberdade ao Seu Espírito para desenvolver cada uma das nove virtudes.

Classificação do Fruto do Espírito

Primeiro vem nosso relacionamento com Deus:

"Amor, alegria, paz". O Espírito Santo coloca o amor de Deus em nosso coração, a alegria dele em nossa alma e a paz divina em nossa mente. Amor, alegria e paz permeiam um cristão cheio do Espírito. Na verdade, podemos dizer que estas são suas características principais e permanentes. Tudo o que ele faz é concebido com amor, iniciado com alegria e executado com paz.

Depois vem nosso relacionamento com as outras pessoas:

"Paciência (longanimidade, perseverança), ternura (benignidade, amabilidade), bondade" (BLH).

Por último, nosso relacionamento conosco mesmos:

"Fidelidade, mansidão (humildade), domínio próprio".

Este, então, é o retrato de Cristo, e deve ser o nosso também. O Espírito dá diferentes dons a diferentes cristãos, como já vimos, mas ele atua no sentido de produzir o mesmo fruto em todos.


Perguntas para refletir:

1. O que significa “permanecer em Cristo” pra você? Você tem conseguido “permanecer”?

2. Você ou os outros com quem convive, conseguem identificar as virtudes do Fruto do Espírito em sua vida? Quais são mais notáveis?

3. Esta Série lhe ajudou em algo? Você tem dúvidas ou questionamentos acerca do Espírito Santo? Comente.


Fazer Download em PDF:

GUIA-006-O-FRUTO-DO-ESPIRITO
.pdf
Download PDF • 349KB

17 visualizações

© 2020 por IBRTHE

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter
  • Spotify - Black Circle
  • Preto Ícone Deezer

Todos os direitos reservados.