top of page
  • Foto do escritoribrthe

Jesus, O Deus que Liberta

Atualizado: 26 de mar. de 2020

Por Erivan Pedro

 

Existem muitas pessoas cativas hoje em dia, seja pelo diabo, pecados, desejos da carne, etc. Não há dúvidas de que quem vive cativo ou se sente aprisionado, necessita de libertação. Queremos apresentar a vida e o ministério de Jesus para nos ajudar a construir ou melhorar nosso conceito sobre Jesus, sobre o que Ele significa pra nós, como Ele se apresentava e em que circunstâncias. Em Marcos 5:1-20, veremos um exemplo de libertação de alguém que era cativo, mas que foi liberto por Jesus. Ele ficou conhecido como “O endemoninhado Gadareno”. Era noite. Tinha acontecido uma tempestade. Jesus chega num lugar de despenhadeiro. Era uma região com cavernas, sepulcros, um cemitério. Ouvem-se gritos de horror. Aparece um homem ferido, sangrando, com pedras nas mãos, furioso, possesso. A ação dos demônios. Essa cena toda não mais parece extremamente estranha para nós, que vivemos na chamada “civilização moderna”. Na verdade, alguns professores da Bíblia acreditam que a possessão demoníaca esteja se tornando cada vez mais comum na “sociedade moderna”. Vemos nessa cena três forças diferentes em ação: Satanás, a sociedade e o Salvador. Essas mesmas forças continuam operando em nosso mundo, tentando controlar a vida das pessoas. Primeiro, vemos o que Satanás pode fazer às pessoas, pois ele é como um ladrão, cujo maior propósito é destruir (Jo 10:10). A segunda força operando nesse homem era a sociedade, mas esta não conseguiu muita coisa. Ao se ver diante de pessoas problemáticas, a sociedade não é capaz de fazer nada além de isolá-las, colocá-las sob vigilância e, se necessário, prendê-las. Chegamos, assim, à terceira força: o Salvador. O que Jesus Cristo fez por aquele homem? Em primeiro lugar, foi até ele com sua graça e amor, enfrentando até uma tempestade. Nada impediria o Senhor de ir àquele cemitério e libertar aquele homem. Jesus se importa com este homem mesmo ele sendo: gentio, possesso e estando ferido, insano, nu, violento e no cemitério. Jesus revela o seu poder Jesus permite os demônios entrar nos porcos: 1) para mostrar o poder terrível que estava no homem. 2) Para mostrar que o homem vale mais que porcos. 3) Para mostrar sua autoridade sobre os demônios.

OS EFEITOS DA LIBERTAÇÃO DE JESUS


Restauração integral = Jesus reintegra o homem a sociedade. Antes louco, agora em perfeito juízo = sua mente foi curada – v. 15 Antes andando de dia e de noite, agora assentado aos pés de Jesus - QUIETUDE E DEVOÇÃO Antes nu, agora vestido = reintegração moral e social – v. 15 Antes um problema para a família, agora uma bênção para a família = Jesus o manda de volta para o meio daqueles que viram mais de perto sua miséria. Antes queria que Jesus se afastasse dele, agora quer seguir a Jesus

 

Perguntas para o Grupo Multiplicador:

1. Você consegue identificar áreas em sua vida das quais você foi liberto? 2. Consegue também identificar do que ainda precisa ser liberto? 3. Leia João 10:10 e compartilhe o que você entendeu deste texto. Para assistir a mensagem no Youtube clique no link: http://ibrthe.com/Mensagem03-SerieJesus

210 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page