top of page
  • Foto do escritoribrthe

Igreja Presente na Missão

Por Isaac Melo

 

Essa é a última mensagem da série Igreja Presente. Em todas as mensagens destacamos a importância da presença da igreja em diversos contextos.

Hoje vamos voltar o nosso olhar para a necessidade de uma igreja presente na sua missão.

Temos falado muito da missão dada por Jesus para pregar o Evangelho e fazer discípulos. A maioria de nós conhece a grande comissão e já decorou Mateus 28.19-20. Apesar disso, muitos sentem-se culpados por não estarem cumprindo sua missão como deveriam.

Fazer discípulos é basicamente conduzir as pessoas até Jesus, para que, depois de terem um encontro com Ele, se tornem seus seguidores. Cumprir a nossa missão é, na verdade, influenciar outras pessoas a passarem pelo mesmo processo que nós já passamos. Pois todos nós um dia nos encontramos com Jesus, a nossa vida foi transformada e agora devemos fazer com que outras pessoas se encontrem com Jesus também.

Assim, cumprir a nossa missão é convencer as pessoas que o evangelho é verdadeiro, porque ele transformou a nossa vida. Vamos testemunhar para as pessoas sobre o que aconteceu conosco, para que aconteça com elas também. Por isso, em Atos 1.8, Jesus nos diz que devemos ser suas testemunhas no mundo inteiro.

A nossa missão é, na verdade, uma consequência natural do encontro que tivemos com Jesus. Não é algo que deve ser feito de forma forçada, motivada numa obrigação ou culpa.

Um encontro com Jesus produz uma resposta natural e empolgada para compartilhar o evangelho. Por isso, quero refletir em alguns encontros de pessoas com Jesus e mostrar como elas reagiram após se encontrarem com ele.

O encontro de Bartimeu com Jesus foi extraordinário, enquanto ele clamava pedindo misericórdia, a multidão o repreendia, até que Jesus o ouviu e o levaram até ele. Ele pediu para ser curado, Jesus o curou e ele voltou a ver. Veja o que ele fez depois desse encontro:

“Imediatamente ele recuperou a visão e seguia Jesus glorificando a Deus. Quando todo o povo viu isso, deu louvores a Deus.” (Lucas 18.43)

Ele passou a seguir Jesus glorificando a Deus. Bartimeu não se conteve, ele glorificou a Deus pelo milagre que havia recebido. E, por causa disso, a multidão que viu o que aconteceu também glorificava a Deus.

Encontrar-se com Jesus traz cura para o nosso corpo e para a nossa alma. O que Jesus já curou na sua vida que você precisa glorificar?

Glorificar significa prestar homenagem, louvar, exaltar, celebrar. Ao invés de reclamar do que você ainda não tem, por que você não exalta e celebra o que Deus já fez por você? As pessoas precisam saber do poder de curar que há em Jesus, para que elas possam louvá-lo também.

A mulher samaritana também teve um encontro maravilhoso com o mestre. Após conversar algum tempo, a mulher samaritana reconheceu que Jesus sabia tudo da vida dela. Ela ficou admirada por Jesus saber tanto sobre ela sem conhecê-la. Ela reconheceu que somente alguém que vinha de Deus poderia ter tal conhecimento. Veja o que ela fez depois disso:

“Então, deixando o seu cântaro, a mulher voltou à cidade e disse ao povo: ‘Venham ver um homem que me disse tudo o que tenho feito. Será que ele não é o Cristo?’ Então saíram da cidade e foram para onde ele estava.” (João 4.28-30)

Ela precisava falar para as pessoas quem era Jesus. E foi até a sua cidade falar que tinha encontrado o Messias.

Quando nos encontramos com Jesus, Ele revela tudo que há no nosso coração. Algumas verdades que nós mesmos não admitimos. Ele conhece o nosso passado, o nosso presente e o nosso futuro. Ele não apenas nos conhece completamente, mas é poderoso para nos guiar em direção à vida eterna. Foi isso que Jesus disse àquela mulher:

“Mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Ao contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna.” (João 4.14)

Esse versículo diz que Jesus pode nos dar uma água que vai matar a nossa sede. A sede é o vazio que todo ser humano carrega, que o faz procurar em tantas coisas propósito e sentido para sua vida. Só a água que Jesus dá é capaz de encher o nosso vazio, de uma forma que ele nunca mais vai se esvaziar novamente.

O que Jesus já revelou do que há no seu coração? As pessoas precisam saber que Ele conhece tudo sobre elas. Se você teve um encontro com Jesus você também encontrou sentido e propósito verdadeiros. As pessoas precisam saber que só Jesus pode dar a paz que as pessoas tanto procuram.

Zaqueu também se encontrou com Jesus. Era muito rico, mas sua fama era de corrupto. Quando Jesus esteve em sua casa, ele foi tocado. Veja o que ele fez:

“Mas Zaqueu levantou-se e disse ao Senhor: ‘Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais.’” (Lucas 19.8)

Ele se arrependeu e disse que faria reparações para aqueles que prejudicou. Pois ficou rico tirando do seu povo para dar aos romanos. Mas agora estava disposto a devolver quatro vezes o que tirou de forma desonesta.

Não apenas isso, ele renunciou à avareza e se tornou generoso, renunciando a metade dos seus bens para dar aos pobres.

Encontrar-se com Jesus vai lhe trazer arrependimento e um desejo de reparar os erros que cometeu. Vai transformar o seu caráter e as suas atitudes. Não dá para negar que Zaqueu foi salvo depois do que fez.

Depois que você conheceu Jesus, de que pecados você foi restaurado? Provamos que nos arrependemos dos nossos pecados, quando mudamos de atitude. É quando começamos a caminhar na direção oposta dos nossos erros. Mesmo que não de forma perfeita, mas de forma progressiva, mesmo que seja um passo de cada vez.

As pessoas precisam saber que Jesus transforma o nosso caráter. Que nele há esperança de mudança. As pessoas têm sido evangelizadas por meio da transformação visível na sua vida? Quando elas virem em você atitudes de quem foi transformado, você estará cumprindo a sua missão.

E o que dizer do encontro do Gadareno com Jesus? Após ser libertado, suplicava para segui-lo, mas Jesus lhe disse: “‘Volte para casa e conte o quanto Deus fez a você’. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele” (Lucas 8.39).

De aprisionado por espíritos malignos a missionário em sua cidade, anunciando o que Jesus tinha feito a ele. Cumprir a sua missão é falar do que Jesus fez a você.

É fácil fazer isso, se você teve um encontro com Jesus. Pois é impossível encontrar-se com ele e permanecer o mesmo. É visível e perceptível para todos a transformação que Jesus causa em nós. Se por acaso as pessoas ainda não tiverem percebido, não guarde para você, fale, anuncie, glorifique, exalte o que Deus fez por você.

Você terá o desejo de anunciar para todos o que Jesus fez na sua vida. Porque o agir dele em nós é sempre maravilhoso. Queremos que todos saibam, porque sabemos o quanto Ele nos ama e cuida de nós.

Deve se cumprir em nossa vida o que está dito em Mateus 5.14-16:

“Vocês são a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. E, também, ninguém acende uma candeia e a coloca debaixo de uma vasilha. Ao contrário, coloca-a no lugar apropriado, e assim ilumina a todos os que estão na casa. Assim brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus.”

Não se pode esconder uma cidade construída sobre um monte. Assim como uma cidade num monte é visível para todos, as nossas boas obras devem ser visíveis para as pessoas, para que elas glorifiquem a Deus.

As pessoas verão que tem algo diferente em você. Você não busca o que todo mundo busca. Você demonstra uma bondade que não é comum à maioria. Você é pacificador e retribui o mal com o bem. Você não é interesseiro, mas é generoso.

O que brilha em nós são as atitudes que revelam o encontro que tivemos com Jesus.

Perguntas para refletir:

1. O que Jesus já curou na sua vida que você precisa glorificar?

2. Você tem anunciado que Jesus é aquele que pode matar a sede e preencher o vazio da alma das pessoas? Compartilhe o testemunho sobre alguém que você evangelizou.

3. As pessoas têm sido evangelizadas por verem a transformação em sua vida?


Fazer Download em PDF:

GUIA-006-IGREJA_PRESENTE-NA-MISSAO
.pdf
Download PDF • 277KB

66 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page