• ibrthe

Igreja presente

Por Ivonaldo Lopes

O que significa estar presente? O dicionário vai dizer que é estar em um determinado lugar, porém quando eu olho com mais profundidade para essa pergunta, eu percebo que estar presente vai muito além disso. Um casal pode morar junto, fazer as refeições na mesma mesa e dormirem na mesma cama, e mesmo assim ainda sentirem a ausência um do outro, dessa forma eu entendo que estar presente não tem haver apenas em estar fisicamente, tem a ver com ação e atitude, quando faço alguma diferença onde eu estou.

Quando olhamos para o papel da igreja no mundo percebemos que ela se faz imprescindível, isso é notado nas palavras de Jesus. “E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades não poderão vencê-la. Eu lhe darei as chaves do Reino dos céus; o que você ligar na terra terá sido ligado nos céus, e o que você desligar na terra terá sido desligado nos céus". Mateus 16:18,19.

Enquanto muito se discute na pandemia sobre o que é essencial e o que não é essencial, Jesus define a presença da igreja no mundo como sendo algo muito mais do que essencial, ela é vital e determinante para o destino de muitos. Eu pergunto: qual instituição nesse mundo tem em seu poder as chaves que podem ligar uma pessoa da terra aos Céus? Que pode conduzir milhares de pessoas à salvação? Jesus deixa bem claro que só a igreja tem esse poder, e isso a torna muito mais importante nesse momento em que estamos vivendo.

A igreja não pode se omitir, se esconder de sua responsabilidade, ela foi colocada por Jesus para estar na linha de frente, e jamais poderá recuar a despeito de qualquer circunstância adversa, pois o reino de Deus deve continuar sendo a nossa principal prioridade, Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”. Mateus 6:33.

Uma igreja presente é uma igreja atuante, que tem como sua principal prioridade, as questões relacionadas ao seu reino, um exemplo disso é a igreja de Atos, uma igreja que em meio a tempos difíceis, sofrendo uma dura perseguição, continuava sendo relevante e impactante onde ela estava.

Em atos 2:42:47, podemos ver três características de uma igreja presente.


1° Uma igreja dedicada ao seu propósito


Eles se dedicavam ao ensino dos apóstolos e à comunhão, ao partir do pão e às orações”. Atos 2:42. A palavra dedicação significa, ter um desprendimento de si próprio em favor de outrem ou de alguma coisa, e isso era uma forte característica da igreja de atos, uma igreja que se dedicava, se esforçava para cumprir com o propósito estabelecido por Deus. Uma igreja presente é uma igreja que se dedica, que se entrega, que se doa, que se desprende das coisas desse mundo para cumprir com sua missão.


2° Uma igreja que manifesta o poder de Deus.


“Todos estavam cheios de temor, e muitas maravilhas e sinais eram feitos pelos apóstolos”. Atos 2:43. Quando a igreja se faz presente a primeira coisa que se percebe é a manifestação do poder de Deus, pois carregamos conosco a presença do Espírito Santo em nossas vidas. Deus atua através de nós, isso reforça mais ainda essa necessidade imprescindível da ação da igreja, pois em meio à calamidade e ao caos o que as pessoas mais necessitam nesse momento é do agir de Deus através da igreja. A manifestação do poder de Deus é uma evidencia real de uma igreja presente.

3° Uma igreja que causa um impacto na vida dos de fora.


Louvando a Deus e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar”. Atos 2:47. A igreja precisa causar, em outras palavras, chamar a atenção, ser relevante, ser capaz de cair na graça de todos como ocorria na igreja de atos, pois uma igreja que não é notada, percebida por suas ações é uma igreja que causa pouco ou mesmo nenhum impacto no local onde ela está inserida. Jesus quando veio à terra causou um forte impacto por tudo aquilo que realizou em sua jornada, e com a igreja não pode ser diferente, pois somos os pequenos Cristos, nosso papel é reproduzir o que ele fez.

Os tempos difíceis que estamos vivendo não podem ser vistos como uma barreira ou um motivo para não continuarmos sendo atuantes em nossa missão, pois como igreja de Jesus nosso papel é estar presente.


Perguntas para refletir:

1. Você acha que tem sido igreja presente nesses tempos de pandemia?


2. Que tipo de dedicação você tem empregado no cumprimento de seu papel, de sua missão como igreja?


3. Que tipo de impacto significativo você tem causado na vida das outras pessoas nesses tempos de pandemia?


Fazer Download em PDF:

GUIA-001-IGREJA_PRESENTE-IGREJA-PRESENTE
.
Download • 219KB

42 visualizações

© 2020 por IBRTHE

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter
  • Spotify - Black Circle
  • Preto Ícone Deezer

Todos os direitos reservados.