top of page
  • Foto do escritoribrthe

Fé inconstante ou Indecisão?

Por Erivan Pedro

 

O que a Bíblia diz a respeito de fé inconstante? Se a fé existe e atua no campo da certeza, como pode haver uma fé inconstante? Isso não seria uma fé duvidosa ou vacilante?

Nosso texto base é Tiago 1:1-8. Essa carta, foi escrita por Tiago, irmão de Jesus. No começo, ele não cria em Jesus (Jo 7.2-5). Mais tarde, ele tornou-se um respeitado líder na vida da igreja. Tiago foi uma das poucas pessoas para quem Cristo apareceu depois da ressurreição (I Co 15.7). Ele escreve aos cristãos judeus justamente porque eles tinham alguns problemas em sua vida pessoal e na congregação. Dentre outras coisas, passavam por grandes provações e enfrentavam tentações.

Quando trata desse assunto, Tiago também está tratando de questões extremamente atuais. No entanto, ele não discute uma serie de problemas variados. Todos esses conflitos tem uma só causa: a imaturidade espiritual. Os cristãos simplesmente não estavam crescendo, então o que ele faz é justamente o que Jesus fez com seus discípulos – ele os fortalece. Lembram que o Senhor Jesus declarou: “...Tudo é possível ao que crê.” (Marcos 9.23)? Significa que a fé é um poder que nasce com o Criador e é estendido à criatura, que vive e depende d’Ele.

Pois bem, não diferentes dos discípulos dos tempos de Jesus, somos nós também. Jesus chamou homens falhos e inconstantes para segui-lo, e acreditou que estes homens poderiam cultivar e desenvolver FÉ em seus corações e que poderiam ir mais além, ao ponto de até viverem pela Fé. Jesus os ensinou as disciplina espirituais como formas de se cultivar e desenvolver em seus corações a fé que precisavam.

- Somos todos inconstantes. Sempre mudando de planos, de desejos e ideais. Até nossos sonhos são vítimas da nossa inquietude. Vivemos na base do “hoje eu quero isso, amanhã não sei”. E de forma muito confortável, invertemos nossa busca e inventamos outros propósitos. Talvez os problemas, as provações, as carências que encaramos nessa vida sejam a causa de toda essa inconstância. Talvez seja um mecanismo de defesa, de fuga. A inconstância atrapalha a felicidade. Será que você sofre desse mal?

- Todas as provações e conflitos que vivemos, não podem nos definir como alguém que não tem fé em Deus. Tudo isso só nos define como seres humanos e Deus sabe disso. Tiago está instigando, incitando os crentes a lutarem contra sua inconstância de forma a não fugirem dos seus problemas, das suas provações. Ao contrário, devemos encará-las dando oportunidade da fé que habita em nós trabalhar a nosso favor e superarmos nossas provas glorificando a Deus. Isso é crescimento.


Os prejuízos da inconstância

- Esse texto de Tiago, aponta vários prejuízos. A inconstância rouba a oportunidade te amadurecer; rouba a oportunidade de você ser abençoado e ela rouba a paz dos relacionamentos. É bem complicado conviver com alguém inconstante.

PODEMOS MELHORAR EM NOSSA INCONSTÂNCIA?

- Tiago não escreveria essa carta com essa introdução, esse apelo inicial, com esses conselhos preciosos se não acreditasse no poder da Fé que opera em cada crente para os aperfeiçoar.

- Bom, primeiro, é preciso admitir o problema. Se você já tem um discipulador, uma discipuladora, alguém que se importa com o seu bem-estar, pergunte: “Você me acha inconstante?” Isso o ajudará a descobrir se você vive em inconstância. Em seguida, encare suas provações. Você não tem que gostar das provações (claro, ninguém gosta), mas também não deve fazer pouco caso delas, porque provações, quando surgem, Deus usa pra te aperfeiçoar, te fortalecer, te firmar e te fazer mais parecido com Jesus. Por fim, peça a Deus com fé e sem duvidar, que te conceda sabedoria. Deus pode e Deus deseja dar sabedoria a todos os que o pedem, porém a dúvida contesta Deus e sua bondade. O remédio para toda inconstância se resume a uma busca incessante por Deus.


 

Perguntas para refletir:


1 - Você se acha uma pessoa inconstante? Comente

2 - Como tem encarado suas provações? Poderia testemunhar?

3 - Como, na sua concepção, podemos resolver a questão da inconstância?


Fazer Download em PDF:

GUIA-003-FE-INCONSTANTE-OU-INDECISAO
.pdf
Download PDF • 217KB

715 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page