top of page
  • Foto do escritoribrthe

A Salvação pela Fé

Por Isaac Melo

 

Ao longo dos últimos domingos, falamos sobre a fé e a importância dela para a nossa vida. E hoje vamos falar sobre a fé salvadora ou salvação por meio da fé.

Vamos começar lendo Romanos 1:16-17:

“Não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê: primeiro do judeu, depois do grego. Porque no evangelho é revelada a justiça de Deus, uma justiça que do princípio ao fim é pela fé, como está escrito: “O justo viverá pela fé”.”

Para falar de salvação por meio da fé, precisamos começar falando do evangelho, que, de acordo com os versículos que acabamos de ler, é o poder manifestado por Deus para nos salvar. Pelo evangelho é revelada a justiça de Deus, a justiça que precisamos para nos fazer justos.

Vamos continuar lendo Romanos, para entender melhor a salvação através da fé. Agora vamos a Romanos 3.21-26:

“Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus. Deus o ofereceu como sacrifício para propiciação mediante a fé, pelo seu sangue, demonstrando a sua justiça. Em sua tolerância, havia deixado impunes os pecados anteriormente cometidos; mas, no presente, demonstrou a sua justiça, a fim de ser justo e justificador daquele que tem fé em Jesus.”

Nesse texto, o apostolo Paulo continua o assunto sobre a justiça que provem de Deus. Ele acrescenta que essa justiça é mediante a fé em Jesus Cristo. E que todos que tem fé em Jesus, Deus o torna justo.

Mas, podemos nos perguntar: porque precisamos nos tornar justos? Ou também, por que nos tornamos injustos?

Porque, como diz a Bíblia, “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3:23). Não há ninguém, por mais que tente fazer sempre o que é certo, que não peque. Por isso, todos nos tornamos injustos, ou indignos diante de Deus. O pecado nos tornou injustos.

E o que é o pecado? O pecado é desobedecer a Deus. É não seguir o caminho estabelecido por Deus para nós. O pecado nos afastou de Deus, que é a fonte de toda vida. O pecado nos desconectou de Deus e da vida que há nEle. O pecado bloqueou o nosso acesso a Deus, nos tornando indignos de estar na presença dEle. E isso tem consequências desastrosas na nossa vida e no mundo que vivemos.

Por isso morremos e estamos em um mundo tão imperfeito, cheio de maldade e tragédias. Porque pecamos e o pecado causa todo o mal que vemos no nosso dia a dia.

Como todos no mundo inteiro, têm pecado e por isso estão sem a glória de Deus, ninguém deve ter esperança que será aceito por Deus baseado em sua própria bondade ou justiça. Não importa o quanto fazemos o que é certo. Nossos pecados ainda se sobrepõem aos nossos atos de bondade.

Se fossemos pesar numa balança, os nossos pecados sempre pesariam mais que os nossos atos de bondade. Não seriamos capazes de atingir o mínimo para nos salvar. Nem para compensar os nossos erros. Por meio de obras, esforços humanos, ou pagamentos, ninguém jamais foi salvo, nem jamais alcançará a vida eterna.

Ao contrário do que muitos pensam, Deus não vai nos salvar baseado no bem que fazemos. Primeiro, porque não seria suficiente. Segundo, porque os nossos pecados ainda precisariam de punição. Como diz a Bíblia, “o salário do pecado é a morte (Rm 6:23).

Por isso, precisamos ser salvos, porque somos, por causa do pecado, merecedores da punição. E a punição do pecado é a morte.

Mas Deus, que é rico em amor e misericórdia, enviou seu filho para nos salvar e nos tornar justos novamente. Ou seja, nos tornar dignos diante de Deus. Nos reconectar novamente a Ele. Para tirar de nós a justa punição que havíamos recebido por causa dos nossos pecados.

Somos declarados justos e dignos, por causa do que Jesus fez na cruz. Que morreu em nosso lugar. Sofreu a punição que era nossa. Cumpriu a pena que nós deveríamos cumprir.

Essa é a mensagem do evangelho: Jesus pagando o preço do nosso pecado, para nos tornar justos diante de Deus e alcançarmos a salvação. O evangelho não é sobre o que precisamos fazer para ser salvos. É sobre o que Deus fez para nos dar salvação.

Por isso a salvação é pela graça, ou seja, de graça. Não precisamos pagar um preço para sermos salvos. Esse preço já foi pago por Jesus. É por isso que Efésios 2:8-9 diz:

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.”

E Romanos 6.23, que diz que o salário do pecado é a morte, termina contrapondo:

“Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.”

O homem não pode ganhar essa grande bênção de Deus. Ele pode apenas aceitá-la como um dom, ou seja um presente.

Se a salvação é de graça e Jesus já pagou preço para me salvar, então todas as pessoas já estão salvas? Não. Porque você pode escolher receber o sacrifício que Jesus fez em seu lugar ou pode escolher rejeitar a obra de Jesus.

A salvação é para aqueles que recebem Jesus. E como alguém faz para receber Jesus? Pela fé.

E o que é fé? Fé é confiança. Confiar que Deus pode me salvar. Fé é a convicção de que em Jesus eu tenho perdão dos meus pecados, que não preciso mais sofrer a morte que mereço. Fé é crer, é acreditar que tudo que a Bíblia diz que Deus fez por mim é verdade e viver por meio dessas verdades.

Fé é a chave que dá acesso a Deus e suas bênçãos. E a salvação é a primeira e mais importante dessas bençãos. Como está em Romanos 5:1-2:

“Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus.”

Por isso a fé é tão importante, porque sem ela não abrimos a porta que nos leva até Deus. Não adianta sabermos o que Jesus fez por nós, se não acreditarmos que o sacrifício dele é capaz de nos salvar.

Somente aqueles que exercem a fé são salvos. Somente quem coloca em prática a fé. Se uma pessoa quiser obter essa grande bênção, o perdão, a aceitação por parte de Deus, ela tem de exercer genuína fé em Cristo.

Por isso, não basta você dizer que acredita em Deus. Você precisa, através da fé, reconhecer a sua condição de pecador, indigno de se aproximar de Deus. E pedir que o sacrifício de Jesus venha sobre sua vida, para ter os seus pecados perdoados e receber a salvação de Deus.

Deus já fez aquilo que era impossível para nós, pois não conseguimos salvar a nós mesmos. Creia em Jesus para que você receba a salvação.


Perguntas para refletir:


1 - O que o pecado fez em nossa vida?

2 - O que Deus fez para nos tirar da condição que o pecado nos deixou?

3 - O que nós precisamos fazer para ser salvos?

4 - Qual a importância da fé na nossa salvação?


Fazer Download em PDF:

GUIA-006-A-SALVACAO-PELA-FE
.pdf
Download PDF • 221KB


2.274 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page