• ibrthe

Fé inabalável

Por Erivan Pedro

É possível manter uma fé capaz de não se abalar por nada? Como ter essa certeza que a fé que habita é nós é essa fé inabalável?

Nosso texto base é o Salmos 125. Este salmo fala de três tipos de pessoas: “os que confiam no Senhor” (v . 1), também chamados de “justos” e “bons” (v. 3, 4); os que negociam com o inimigo (v. 3); e os que escolhem trilhar o caminho errado (v. 5). Poderíamos chamá-los de fiéis, transigentes e apóstatas. É bem provável que este salmo tenha sido redigido no tempo de Esdras e de Neemias, depois do exílio. Neemias cita pessoas de todo tipo que dificultaram seu trabalho e que foram capazes até de contaminar os outros. Graças a Deus que tanto Esdras como Neemias puderam motivar o povo de Israel a se voltar pra Deus e fortalecer sua fé. Graças a Deus pelos fiéis que creram em Deus e que obedeceram à sua Palavra! Este salmo fala dos benefícios da fé e da fidelidade para o povo de Deus.

1. A Fé nos mantém firmes (Sl 125:1, 2)

- A segurança e a estabilidade espirituais são características dos que caminham pela fé. Ex.: Paulo (Romanos 8:38-39) e Jó (Jó 19:25; 42:2,5).

O salmista não diz que, como povo de Deus, devemos ser como o monte Sião, mas sim que somos como o monte Sião. Somos edificados sobre Jesus Cristo, uma Rocha firme e ocupamos uma posição privilegiada, pois “estamos firmes” na graça de Deus (Rm 5:2; Gl 5:1) e permanecemos inabaláveis pela fé (Rm 11:20).

2. A Fé nos mantém obedientes (Sl 125:3)

- A terra de Israel pertence ao Senhor, e Deus permitiu que seu povo habitasse nela enquanto obedecesse à sua aliança, no entanto o povo não só desobedeceu a Deus como alguns se tornaram opressores dos seus conterrâneos, tornando-se iguais aos forasteiros que vinham e se apropriavam das terras que não eram suas. O predomínio do mal facilita o pecado de todos – “Devido ao aumento da maldade, o amor de muitos esfriará” (Mt 24:12), mas o Senhor não permitiria que isso continuasse para sempre. O povo que confia em Deus obedece à sua Palavra, não se preocupa com aquilo que os outros podem lhe fazer e não sucumbe à tentação.

Quer fortalecer a sua fé, então não faça o que de errado os outros fazem. Permaneça firme em obediência. Seja fiel aos seus princípios.

3. A Fé nos mantém em oração (Sl 125:4)

- Jesus nos ensinou a orar sem cessar e a não desanimar se a resposta demorar (Lc 18:1-8). As circunstâncias podem ser difíceis, mas há sempre pessoas boas em tempos ruins, pessoas que crêem em Deus e que obedecem à sua vontade. Viver pela fé é manter os olhos fixos no Senhor (123:1; Hb 12:1, 2), descansar nas promessas de sua Palavra e fazer o que é certo, sem se preocupar com o que outros possam fazer ou dizer. Crer é viver sem tramar.

4. A Fé mantém viva nossa esperança (Sl 125:5)

As pessoas de fé sabem que, um dia, Deus julgará os desobedientes, ainda que, por ora, pareçam escapar impunes de sua resistência ao Senhor e dos abusos que cometem. O futuro é nosso aliado quando Jesus é nosso Senhor.

Os eleitos são aqueles que perseveram até o fim, mantendo os olhos fitos no autor e consumador da fé, cruzando todos os mares revoltos da vida, alimentados por uma firme esperança. Essa esperança é viva e gloriosa. É a esperança da volta poderosa de Jesus, da ressurreição dos mortos, da reunião dos remidos nos ares e da bem-aventurança eterna. Você é um eleito de Deus?

Perguntas para refletir:


1 - Você se considera alguém de fé inabalável?

2 - Você já se sentiu tentado a fazer algo de errado porque viu que muitos fazem? Se sente à vontade para compartilhar?

3 - Você costuma descansar e esperar pacientemente por algo que pediu a Deus em oração? E nesses dias, como tem sido?


Fazer Download em PDF:

GUIA-005-FE-INABALAVEL
.pdf
Download PDF • 211KB

27 visualizações

© 2020 por IBRTHE

  • Preto Ícone Instagram
  • Black Facebook Icon
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Twitter
  • Spotify - Black Circle
  • Preto Ícone Deezer

Todos os direitos reservados.