top of page
  • Foto do escritoribrthe

Eu sou a ressurreição e a vida

Por Ivonaldo Lopes

 

Disse-lhe Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente. Você crê nisso? João 11:25,26.

A ressurreição é um dos temas mais importantes descritos na Bíblia, pois é através dela que passamos a compreender o sentido de nossa existência, passamos a entender que a vida não se encerra através da morte física e que haverá um destino final para todos os homens.

Para entendermos melhor o sentido e o significado dessa passagem bíblica, em que Jesus trata sobre ressurreição e vida, precisaremos falar sobre a morte. O contexto fala da comoção em torno do falecimento de Lázaro, uma pessoa muito amada por Jesus, e que por conta de não haver chegado a tempo de evitar a morte de seu amigo, foi questionado por suas irmãs, que disseram: Senhor, se estivesses aqui meu irmão não teria morrido. João 11:21.

A resposta que Jesus deu primeiramente foi a de que Lázaro iria ressuscitar fisicamente, porém Marta não compreendeu, pois pensava que a ressurreição que Ele estava falando seria a ressurreição após a morte, pois uma boa parte dos Judeus acreditava nela. Então Jesus aprofunda a questão, e passa a falar não mais sobre a ressurreição física de Lázaro mas da ressurreição que leva o homem a obter a vida eterna. Aquele que crê em mim, ainda que morra, viverá; e quem vive e crê em mim, não morrerá eternamente.

Quando Jesus diz ser Ele mesmo, ressurreição e a vida, seu propósito é mostrar para Marta que Ele não apenas tem poder para trazer à vida alguém que está morto fisicamente, no caso seu irmão Lázaro, mas que o seu poder vai muito mais além, ou seja, que Ele é capaz de mesmo depois da morte dar vida, e vida eterna àqueles que acreditarem Nele.

O grande problema dos homens não é a morte física, como a maioria acredita, pois todos nós vamos passar por ela, o problema é a morte eterna, ou seja, viver eternamente separado de Deus em um lugar de tormento e dor. Jesus afirma que a ressurreição se dará a todos os homens, porém haverá dois destinos diferentes. "Não fiquem admirados com isto, pois está chegando a hora em que todos os que estiverem nos túmulos ouvirão a sua voz e sairão; os que fizeram o bem ressuscitarão para a vida, e os que fizeram o mal ressuscitarão para serem condenados”. João 5:28,29

Quando Jesus diz ser a ressurreição e a vida, ele está declarando que é o único que tem poder de vencer a morte, e isso de fato aconteceu quando Ele ressurgiu ao terceiro dia após ter sido crucificado. A morte foi o último inimigo a ser vencido por Jesus. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. 1 Coríntios 15:25,26, e ela não tem mais poder sobre aqueles que decidiram crer, e confiar Nele. Como diz Paulo: “...A morte foi destruída pela vitória". "Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão" 1 Coríntios 15:54,55.

Para que o homem possa ressuscitar juntamente com Cristo Ele precisa, fazer uma escolha, tomar uma decisão, e essa decisão é em vida, pois Ele mesmo diz somente aqueles que vivem e creem em mim, não morrerão eternamente.

Fazer Download em PDF:

GUIA-EU-SOU-04
.pdf
Download PDF • 275KB


1.973 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page