• ibrthe

Criados para servir a Deus

Por Erivan Pedro

“Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2:10)

Deus nos colocou no mundo para que pudéssemos dar nossa contribuição. Ele não nos criou apenas para consumir recursos. Deus nos criou para que o nosso viver fizesse diferença. Deus nos criou para servi-lo.

O texto base acima nos diz claramente que fomos criados para servir a Deus realizando as boas obras que ele preparou para cada um. Essas “boas obras” são o seu serviço. Sempre que você serve alguém, de alguma forma, está na verdade servindo a Deus. Essa é realmente uma missão muito especial.

Jesus foi um exemplo claro de servo. Em João 13:1-17, Jesus lava os pés dos seus discípulos e com isso, nos dá o melhor exemplo de alguém que conhecia a Deus e desejava fazer sua vontade a todo custo. A Bíblia deixa claro que, quando uma pessoa está em um relacionamento real com Deus, ela servirá a Deus. Devemos querer servir a Deus porque o conhecemos; uma parte inerente de conhecê-lo é um desejo de servi-lo.

É interessante que a melhor ilustração para esse texto retrata o que Jesus fez e o que ele representou na vida dos seus discípulos. Os evangelhos apresentam Jesus como aquele que não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos (Mc 10:45).

O que Jesus fez para que pudesse servir? Como eu posso seguir o exemplo de Jesus aqui na minha comunidade, nos projetos da igreja?

A primeira coisa que Jesus fez: levantou-se da mesa, tirou a capa, pôs uma toalha na cintura, pôs água na bacia e começou a lavar os pés dos discípulos; (versos 4-5)

Jesus tomou a iniciativa. Ele não ficou simplesmente olhando a cena. O texto diz que Jesus sabia que viera de Deus (conhecer).

Sempre tem sido a intenção de Deus fazer-nos como o Seu Filho, Jesus (Romanos 8:29). Quando observamos a vida de Jesus, não há como negar que Ele era um servo. A vida inteira de Jesus estava centrada em servir a Deus - ensinando, curando e proclamando o Reino (Mateus 4:23). Então, na noite de sua prisão, Jesus lavou os pés dos discípulos, deixando-os com um ensinamento final para servir uns aos outros: "Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também" (Jo 13:12-17). Então, se servir é tão importante para Jesus, e Deus quer que sejamos como Ele, então é bem óbvio que servir deve ser importante para nós também.

O texto de 2 Timóteo 1:9 diz que Deus nos salvou e nos escolheu para o seu santo trabalho. Então, uma prova concreta em nossa vida de que realmente fomos salvos é o nosso serviço (1 Jo 3:14). Se não tenho nenhum amor pelos outros, nenhum desejo de ajudar as pessoas e me preocupo somente com minhas necessidades, deveria questionar se Cristo está realmente na minha vida. Um coração salvo é um coração que deseja servir.

É por isso que Deus não nos leva para o céu imediatamente após aceitarmos a Jesus. Ele nos deixa aqui para que cumpramos os propósitos Dele. Deus tem pra você um ministério na igreja e uma missão no mundo. Ele nos chamou para si. O chamado para a salvação inclui o chamado para servir. Ambos são o mesmo chamado. Um cristão que não é servo é uma contradição. Sempre que você se dedica a ajudar os outros, você está cumprindo seu chamado.

Quanto de seu tempo vem sendo utilizado no serviço de Deus?

Tudo que temos aprendido até hoje em nossa caminhada, e some-se a isso uma quantidade enorme de pregações e estudos bíblicos, só tem valor quando é demonstrado na prática, através do servir. Quer saber se você é maduro na fé, se cresceu espiritualmente e em santidade, então apresente o fruto do seu serviço. Onde e como você está servindo?

Devemos combater o egoísmo em nós a fim de que sejamos completos no cumprimento do nosso propósito de servir a Deus. O egoísmo nos furta o prazer de ofertar nossos dons e talentos em favor de outros. Se você estiver mais com a atitude de “o que a igreja pode fazer por mim”, do que a atitude de “o que eu posso fazer pela igreja”, isso evidencia seu egoísmo e imaturidade espiritual.

Nós só estamos plenamente vivos quando estamos ajudando outros. Persista nisso, seja determinado em viver esse propósito de Deus na sua vida. Nem sempre você vai ser compreendido, é verdade! Talvez na sua busca de servir os outros você tenha se frustrado ao encontrar dificuldades. Jesus também encontrou muitas dificuldades na sua caminhada, mas ele foi até o fim porque me amava e te amava.


Perguntas para meditação:

1. Entendendo melhor agora que servir a Deus implica em servir os outros, como você se vê nesse processo?

2. Existe algo em sua vida que o está impedindo de aceitar o chamado de Deus para servi-lo? Compartilhe.

3. O que você gosta de fazer que poderia ser ofertado em serviço para edificação da sua igreja?


Fazer Download em PDF:

GUIA-VIDA-COM-PROPOSITO-08
.pdf
Download PDF • 222KB

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo